SALMÃO A TIA CARMINHA


Ainda homenageando a simpática Tia Carminha, segue aqui outra receita preparada em sua casa no domingo 04 de maio. Quando fomos juntos ao açougue comprar o filé mignon para o prato da postagem anterior, ela inventou de comprar um filé de salmão para completar o almoço. Eu mesmo havia anteriormente sugerido fazer uma moqueca de peixe para a família, no intuito de apresentar um pouco da culinária baiana,

Com Tia Carminha

mas não foi uma idéia bem aceita. Depois de consultarmos vários livros de receita, de pensarmos em vários pratos e até na possibilidade de fazer um churrasco, chegamos ao consenso do filé. Mas a Tia não se deu por satisfeita e inventou de comprar o salmão também. Mesmo detestando este peixe, o preparei com um molho a base de sotaque baiano, oxente bichinho, sem usar coentro é claro, uma vez que 99% dos paulistas que conheço não gostam desta maravilha tão abundantemente usada na cozinha da Bahia.


Pilotando a cozinha da "Tia"


Ingredientes


01 kg de filé de salmão
02 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
01 cebola cortada em cubos pequenos
1/2 pimentão cortada em cubos pequenos
1/4 de molhe de cebolinha picada
200ml de leite de coco
03 colheres de sopa de polpa de tomate
02 dentes de alho amassados
pimenta do reino preta a gosto
azeite de oliva
02 limões (um para lavar e outro para marinar)
sal a gosto


Modo de Preparo

Lave o peixe com água corrente e um limão e escorra bem. Tempere com o sal, o alho e a pimenta do reino (se preferir use o tempero pronto) e o suco de um limão deixando marinar por meia hora. Numa panela coloque o azeite de oliva distribuindo por todo o fundo. Despeje a metade do tomate, cebola, pimentão e cebolinha cortados. Distribua a polpa de tomate. Coloque os pedaços de filé de salmão sem sobrepor. Despeje o restante do tomate, cebola, pimentão e cebolinha cortados e regue com o leite de coco. Cozinhe tampado em foge bem baixo por aproximadamente 20 min até formar bem caldo. De vez em quando sacuda levemente a panela para misturar melhor os ingredientes e não deixar o peixe pegar no fundo.

Comentários