OMELETE DO TÍTCHO


Esta receita eu criei para um jantar que ofereci a uns amigos na casa de meu sobrinho Léo, o Títcho, na minha despedida de Sampa. Foi aprovada por todos, então resolvi compartilhar aqui.

Ingredientes

200 gramas de filé de camarão
04 ovos
01 colher de sobremesa de farinha de trigo
01 tomate pequeno cortado em cubos
1/2 cebola pequena cortada em cubos
1/4 de pimentão pequeno cortado em cubos
1/2 cenoura ralada
01 colher de sopa cheia de polpa de tomate
azeite de oliva
tempero pronto a gosto
01 limão
sal a gosto

Modo de Preparo

Recheio

Lave o camarão com água corrente e limão e escorra bem. Tempere com tempero pronto a gosto e deixe descansar por meia hora. Numa panela esquente azeite de oliva e frite os camarões em fogo alto até eles ficarem rosados e soltarem bastante caldo. Quando os camarões tiverem cozidos, isto será rápido, em média três minutos, não deixe passar do ponto para não endurecer, retire-os com uma escumadeira reservando o caldo. Noutra panela, esquente mais um pouco de azeite de oliva e doure com a polpa de tomate. Em seguida frite o tomate, a cebola e o pimentão por dois minutos, adicione o caldo do camarão, abaixe o fogo e deixe cozinhar destampado até que o caldo seque. Se necessário, acrescente mais sal a seu gosto. Deixe esfriar um pouco, misture com os camarões e a cenoura crua fora do fogo.

Massa

Bata os ovos com clara e gema misturadas por três minutos. Adicione a farinha de trigo e sal a gosto por mais três minutos. Não bata com muita força nem por muito tempo para não encorpar. Numa frigideira de teflon aquecida de aproximadamente 30cm de diâmetro, untada levemente com azeite de oliva, despeje os ovos batidos distribuindo bem. Deixe cozinhar em fogo baixo até que as bordas soltem facilmente da frigideira. Vá movimentando a frigideira em cima do fogo de forma que cozinhe uniformemente todo o disco. Aumente o fogo um pouco para dourar. Em um dos lados do disco coloque o recheio e vire cuidadosamente, para não partir, o outro lado por cima, dando forma ao omelete.

Comentários