PURÊ RECHEADO




Ingredientes

Para o Purê:

6 batatas grandes
1 colher de sopa cheia de manteiga
Sal a gosto
Leite enquanto baste

Para o Recheio:

50g de bacon cortado em cubos bem pequenos
200g de carne moída de 1ª
1 tomate grande
½ cebola grande
½ pimentão
1 punhado de coentro
1 punhado de cebolinha
1 colher de sobremesa de extrato de tomate
1 folha de louro
250ml de molho de tomate
250g de mussarela
Queijo ralado a vontade

Modo de Preparo

Purê:

Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinha em água fervente até amolecer. Ainda quente, jogue os pedaços das batatas numa peneira fina e amasse-os com o auxílio de um pilão, colocando o conteúdo numa panela. Adicione a manteiga, o sal e leve ao fogo baixo. Aos poucos vá adicionando o leite e mexendo bem até que o purê cozinhe e comece a borbulhar. O purê não deve ser mole. Por isso, cuidado ao adicionar o leite.

Recheio:

Coloque os cubinhos de bacon numa panela em fogo baixo e deixe que estes soltem sua gordura natural. Enquanto isso corte o tomate sem sementes, o pimentão, a cebola, o coentro e a cebolinha em pedaços bem pequenos. Quando o bacon soltar a gordura, adicione o extrato de tomate deixando os pedaços de bacon na panela. Deixe dourar levemente e jogue todos os temperos cortados fritando por dois minutos. Adicione o tempero pronto, a carne moída e a folha de louro. Misture bem. Tampe e deixe cozinhar em fogo bem baixo por meia hora. Periodicamente mexa bem o conteúdo da panela. Retire e dispense a folha de louro.

Montagem:

Coloque metade do purê num refratário untado com manteiga. Alise bem para deixar a superfície plana. Forre com metade da mussarela e distribua metade do molho de tomate. Coloque a carne moída e cubra com o restante do purê. Alise novamente a superfície e cubra com restante da mussarela. Distribua o restante do molho de tomate e polvilhe queijo ralado a vontade.

Leve ao forno médio até derreter e gratinar a mussarela.

Rendimento: 4 pessoas



Após assado decore com folhas de majericão frescas.

Comentários

Valéria Franco disse…
Há tempo que tinha vontade de fazer esse prato, pois adoro batatas!! E hoje fui à luta! Saiu muito bom! Luciano também achou delicioso, não é corujice minha não!! rs