PANQUECA AO VELHO DIU

Ingredientes

Para a Massa:

1 ½ caneca de leite
1 ½ caneca de farinha de trigo
1 caneca de folhas e talos de espinafre picados
03 ovos
01 colher de sopa de manteiga
Sal a gosto

Para o Recheio:

200g de ricota de búfala
01 ramo de rúcula
150g de tomate seco

Modo de Preparo

Massa: No liquidificador coloque o leite e o espinafre picado e bata bem. Em seguida, derreta a manteiga sem deixar queimar e adicione junto com os ovos e o sal. Bata mais uns minutos, adicione a farinha de trigo aos poucos e deixe bater bem até ficar totalmente homogênea. Desligue o liquidificador e deixe a massa descançar por uns vinte minutos enquanto prepara o recheio.

Recheio: Corte a ricota em cubinhos bem pequenos e reserve. Devidamente higienizada, desfolhe todas as folhas do ramo de rúcula e pique-as bem e reserve. Escorra o excesso de óleo da conserva do tomate seco e pique bem picadinho. Junte com a ricota e a rúcula e misture bem.

Montagem: Numa frigideira adicione um fio de óleo, deixe esquentar em fogo baixo. Adicione uma concha da massa deixando-a cozinhar virando de lado em seguida. Use pouco óleo para que a massa não fique gordurosa em demasia. Retire-a, coloque-a em um prato untado com margarina, ponha um pouco de recheio ao centro e enrole.

Molho: Use o molho de sua preferência para esta panqueca. Uma boa sugestão é o molho branco com chapions. Na ilustração ela foi servida com molho de tomate e queijo parmesão sem gratinar.

Esta receita eu criei a partir de uma anterior postada por Luciano, a Panqueca Verde. Achei interessante, mas senti necessidade de dar contraste ao sabor da massa e do recheio e de, também, torná-la mais light ainda, sem fritura para fazer o recheio. Coloquei em prática no dia das mães e a aprovação foi total. Até Edmundo que destesta ricota, rúcula, espinafre e comida light em geral falou: Velho Diu, sua panqueca tá perfeita!


Comentários

Valéria Franco disse…
Cunhado, "deu àgua na boca" ao olhar para a foto da panqueca como molho!! :-) Espero experimentar em breve!!
Anônimo disse…
uma saudação de Verona (Italy). Viviana