MASSA FRESCA (DE MACARRÃO, OU DE LASANHA, OU DE CANELONE....)

Eu adoro massa fresca. Aquela que a gente faz em casa. Um macarrão, uma lasanha, um canelone, etc., ficam muito mais saborosos com a massa assim. Descendente de italiano que sou, na terra natal do meu pai, Cravolândia, que já se chamou Olhos D´água, fazer a própria massa é uma prática comum. No entanto, muito tardiamente, me interessei em descobrir como ela é feita. Isto pela preguiça de me imaginar abrindo a massa em rolo, até a espessura ideal, cortando-a na faca pra dar o tipo desejado, eu pensava: é mais fácil comprar no super. Mais fácil sim, melhor são outros quinhentos. Um dia Mame Blue, de quem já falamos aqui em outras ocasiões, ganhou uma máquina de abrir e cortar a massa. Já foi falado também, que embora seus “quitutes” sejam de primeiríssima, ela odeia cozinha e vive reclamando comigo quando resolvo me aventurar por novas receitas culinárias, sempre virando a sua cozinha de cabeça para baixo, ou de ponta a cabeça, como preferem os paulistas. Com a tal máquina ao meu alcance, um dia acordei com o desejo de fazer uma massa. Perguntei a Mame como fazer. É claro que ela sabia. É claro também que ela disse não saber, já prevendo a revolução que ia acontecer na sua tão estimada cozinha. Como sou predestinado, e não jogo a toalha por pouco, liguei para Cravolândia (ligação essa que ela pagou, para completar a sua indignação). Falei com minha tia Valda, e perguntei a receita. Mame foi à loucura. Pus em prática na mesma hora. Desde esse dia, fazer massa virou uma rotina. Os amigos pedem, minha gula também, e por aí vai. Nunca vi nada tão simples, tão elementar. Porém, meu caro, se não tiver a máquina, é melhor comprar. Até porquê, a idade da pedra já passou a zilhões de anos.


Ingredientes


01 kg de farinha de trigo
10 ovos (A proporção é um ovo para cada 100g de farinha. Ás vezes é necessário adicionar mais farinha. Ou até um pouco de água até que a massa chegue na textura ideal.)
Sal é facultativo já que quem vai dar a tônica salgada do prato é o molho a ser utilizado. Eu, pelo menos, sempre ponho sal na massa, já que gosto de comê-la crua, enquanto estou cortando o tipo de massa que vou utilizar.

Modo de Preparo

Junte a farinha aos ovos e misture bem até que a massa fique homogênea. Depois é só abri-la e dar corte no formato desejado.

Dica: A massa fresca demora bem menos tempo para cozinhar. Por isso fique de
olho para que não deixe não passar do ponto, ela deve ficar al dente. Se você quiser fazer uma massa aromatizada e colorida, de espinafre por exemplo, subistitua um ovo pelo conteúdo do extrato do sabor desejado.

Comentários

Anônimo disse…
uma receita italiana típica. Eu faço frequentemente. na massa eu adiciono uma colher do óleo para dar a elasticidade. desculpado para o português: use o tradutor em linhos ^_*. um beijo. Viviana
Adriano Carôso disse…
Querida Viviana,

Seu blog é uma verdadeira delícia. Pena que não há tradutor virtual capaz de me fazer entender a língua italiana que, aliás, adoro. Muito obrigado pela dica do óleo na massa. Passarei a usá-la nas próximas vezes.
Anônimo disse…
meu menino ensinou-me um pouco portuguese, mas
não é fácil de escrevê-lo. Apela à cozinha brazilian muito a mim, sobretudo aos cakies e ao pao
de queijo.Eu espero ter escrito apenas. Bom dia. Vivi
Anônimo disse…
E ai rapaz! como voce esta? to aqui no blog da minha gata, que estou olhando as tuas receitas. ti mando um grande abraço da Italia. Thiago e Vivi
Marco Braga disse…
Caros colegas,

Fui pesquisar no Google sobre massa original de macarrão e encontrei o Blogger de vocês. Pessoal é muito bem feito e explicado. Vou copiar a receita e espalhar para meus amigos colocando como fonte o Blogger COZINHAR FAZ BEM.

Abs,

Marco Braga
Rio de Janeiro
Anônimo disse…
uma receita italiana típica. Eu faço frequentemente. gostaria de saber , quando se faz uma massa , para guardar no congelador dentro do saquinho , agente´precisa cozer a massa antes de ir para o frizer somente?
e como faz para a massa ficar clarinha quando a temperatura ambiental eé mais baixa?se alguém puder responder eu agradeço um abraço veralucia
Adriano Caroso disse…
Prezada Vera Lúcia,
Não há problema em congelar a massa fresca. Ela dura uma média de um mês se congelada devidamente. Evite apenas colocar muita massa no saquinho para evitar que o próprio peso a machuque bem como colocar peso em cima do saco. Quanto a cor, confesso que não sei lhe responder. Aqui o tempo é quente e nunca fiz esta massa em temperaturas baixas. Fiz até uma breve pesquisa na net mas não encontrei resposta para tal.

Atenciosamente

Adriano Carôso
Unknown disse…
Para fazer uma lasanha com a massa fresca tenho que dar aquela pre cozida em agua fervente ou possa montar como faço c0m as massas compradas : montar e levar ao forno?
Unknown disse…
Bom dia. primeiramente parabens, fiz a receita e ficou uma delicia, mas gostaria de saber qual produto uso para deixar a massas mais amarela??
Anônimo disse…
Olá!boa noite!comecei a fazer macarrão caseiro faz pouco tempo,comprei uma maquina da malory buona pasta e estou muito satisfeita com a qualidade da massa,mas na hora que vou cozinha-la,ela se quebra em pedaços pequenos,não consigo deixa-la inteira,preciso deixa-la secar ou esfarinha-la?por quanto tempo antes de cozinhar?Obrigado
Anônimo disse…
Oi!fui eu quem postou o comentario sobre a dúvida se a massa tem que ficar secando antes de cozinhar,da maquina da malory,eu esqueci de dizer meu nome rsrs...Ana cristina!desde de já obrigado!
Anônimo disse…
ola eu adorei a massa e acresentei, espinafre, e ja fiz com cenoura, e corante preto, fica gira e boa, e so ter criatividada. parabens pelo blog.
Anônimo disse…
adorei sua receita é mt boa aqui todos adoraram eu nunca tinha feito achava mt complicado mais depois que fiz vi que vale a pena o sabor é outra coisa.adorei