Manteiga Ghee (Teor de lactose quase nulo)



Ingredientes

Manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de preparo

Ponha a manteiga em uma panela de inox para derreter em banho-maria, no fogo baixo. Com o tempo, vai se formando uma espuma branca por cima, a qual deve ser retirada com auxílio de uma colher ou escumadeira. Retire com cuidado e paciência, caso contrário, o que ficou no fundo, que é a lactose, irá subir. O objetivo é deixar somente esse líquido amarelo transparente que é a manteiga clarificada ou simplesmente, a Ghee. Quando estiver totalmente derretida, desligue o fogo. Observe que a manteiga não chega a ferver. Após esfriar, e ter retirado toda a espuma, com auxílio de uma concha, retire aos poucos a manteiga com uma concha, e ponha em potes de vidro esterilizados ou em recipientes plásticos limpos. Deve-se ter bastante cuidado nesta fase a fim de que o líquido esbranquiçado que está no fundo da panela não venha para a superfície. Vai chegar o momento em que não conseguimos retirar mais somente a manteiga clarificada, nem mesmo com uma colher pois ela se mistura com a parte que contém a lactose. Neste caso, a fim de ter um maior aproveitamento da sua manteiga, simplesmente transfira todo o líquido para um outro pote. Em seguida, ponha todos os potes na geladeira para endurecer. Fique tranquilo(a), a gente vai se livrar da lactose neste último pote! Ao retirar da geladeira, sua manteiga está pronta para o uso. Porém, no último pote, você observará duas camadas formadas, a da manteiga (a de cima) e a do soro com a lactose (de baixo), que não se solidifica (Imagem 2). Com o auxílio de uma faca, faça um pequeno corte e retire o tampo. Incline o pote em um recipiente e deixe todo o líquido sair, o qual será desprezado (Vídeo). Desta forma, obtemos um maior rendimento da manteiga. Sobre a sua coloração final, vai variar de acordo com a manteiga que você utilizar, o que pode ser visualizado na Imagem 3.

                                                                               Imagem 2


                                                                                                   Imagem 3
No ano passado, descobri que estava com intolerância a lactose após investigação por parte de uma neurologista das possíveis causas da enxaqueca que me persegue desde que me entendo por gente! Pois é, ela pode desencadear a enxaqueca!! Após a descoberta, me adaptei à nova realidade, porém senti muito a falta da manteiga. Inicialmente, comprei um pote de manteiga Ghee e amei, mas o preço era muito salgado para continuar comprando com frequência. Tinha que encontrar outra alternativa!!
Minha irmã já havia me enviado uma receita da manteiga Ghee há um tempo e então resolvi pesquisar e fazer eu própria. Algumas fontes foram importantes: o blog Lactose Não, e o truque de Rodrigo Cirne, que ajuda a ter um menor desperdício da manteiga (a que fica no finalzinho da panela). Há várias formas de se preparar, porém decidi pela técnica de banho-maria, pois tinha receio de queimar a manteiga diretamente no fogo. É importante lembrar que todo o processo é artesanal, portanto penso que não devemos afirmar que é zero lactose. Mas, seguramente, ela é quase nula pois o próprio processo de fabricação da manteiga já reduz o seu teor. Faço com manteiga com sal, embora o seu preparo original seja sem. Ah, com a retirada da água, lactose, caseína, tive uma perda de cerca de 25% da manteiga para fazer o Ghee, o que é normalmente encontrado nos sites em que pesquisei. Vale a pena o preparo em casa, boa sorte!


Comentários