Canelone de espinafre com ricota



Molho:

3 colheres (sopa) de azeite
5 dentes de alho picados
1 cebola picada
10 tomates
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Recheio:

2 xícaras (chá) de espinafre cozido e picado
1 xícara (chá) de ricota
1 xícara (chá) de requeijão

1 pacote de massa para lasanha pré-cozida pronta (500g)
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Adicione o tomate picado. Refogue por 5 minutos e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta, volte para a panela e leve ao fogo médio até ferver e reserve. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota e o requeijão. Tempere com sal e pimenta. Coloque em cada massa 3 colheres (sopa) da mistura de queijo e espinafre. Enrole como rocambole e arrume em um pirex. Cubra com o molho. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Fiz este prato na semana passada e comi com Luciano e Flora, eles adoraram! Eu também, claro! Encontrei esta receita no Guia da Cozinha, preparada por Denise Bologna Amantini. O recheio foi feito na íntegra, mas o molho, usei um pronto (da Mamma, ficou ótimo!) e coloquei uma pitadinha de sal e de pimenta do reino a mais. A massa foi de canelone da Divella e usei metade da caixa. Dei uma pré-cozida em água durante uns 3 minutos, para que não corresse o risco do canelone ficar muito duro. (Em outra tentativa de cozinhar essa massa não fui muito feliz... coloquei direto no forno e não cozinhou bem. Talvez tivesse pouco molho). Desta vez ficou bom, mas ainda preciso aperfeiçoar-me no ponto da massa. Essa ideia da receita de usar massa de lasanha também me parece legal. Hoje fiz novamente, mas com molho branco. Luciano gostou mais ainda que com o vermelho, pois acentua mais o gosto do espinafre. Também concordo com ele, apesar de ter adorado o do molho vermelho. Experimente você também e dê sua nota!!

Comentários

Renata Brigeiro disse…
Parece delicioso. Vou anotar pra fazer. Mas vou experimentar com molho bechamel.
Abraço e bom fim de semana
Valéria Franco disse…
Caio, muito obrigada! Passarei em seu blog em breve.
Valéria Franco disse…
Renata, agradecemos a visita e o comentário. Já fiz com o bechamel, ficou ótimo e meu esposo preferiu este ao vermelho. Um abraço