quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fatia de parida


Ingredientes:

1 pão de véspera (cacete ou de forma)
3 dl de leite (300 mL)
4 ovos
300 g de açúcar
canela
1 casca de limão
óleo para fritar

Modo de preparo:

Leve o leite a ferver com duas colheres de sopa de açúcar e a casca de limão. Bata os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível. Corte o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passe primeiro pelo leite e depois, pelos ovos. Frite em óleo bem quente e escorra sobre papel absorvente. Sirva polvilhada com açúcar e canela ou com calda de açúcar.

Hoje tive a maior vontade de comer fatia de parida; minha mãe fazia muito quando éramos crianças. Eu adorava! Não peguei a receita com ela, resolvi primeiro fazer uma busca na internet e encontrei esta no site Roteiro Gatronômico. Descobri que esta iguaria tem origem portuguesa e que é chamada assim (fatia de parida) porque, no passado, era muito oferecida no meio rural a mulheres que acabavam de ter filhos. Acreditava-se ser alimento ideal para a mãe e para produzir o leite do bebê.
É chamada também de "Fatia dourada" ou "Rabanada". E pão "cacete", é como o nosso pão "cacetinho" (pão francês) é conhecido em Portugal.

Um comentário:

Zoghby Koury disse...

Obrigado,

Exelente receita !!! Fiz hoje no café com muita saudade de minha Baba que mora conosco ha mais de 68 anos e vive para nos fazer feliz com sbores como esse "Fatia de parida"

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...