domingo, 20 de junho de 2010

Bolo Delicioso


Ingredientes:

1 xícara de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de maizena

1 xícara de chá de leite

3 ovos

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de chocolate em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 cálice de vinho do Pôrto


Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar separadamente. Em seguida, junte as gemas, o leite, a farinha, a maizena, o fermento e, por último, as claras em neve. Separe dessa massa 3 colheres de sopa bem cheias. A essa porção que separar, junte a canela, o chocolate e o vinho do Pôrto. Despeje a massa branca na forma bem untada e, em seguida, despeje por cima a massa escura, fazendo veios. Asse o bolo em forno regular. Depois de assado, cubra com um glacê qualquer.

Retirada do Livro de Receitas de "Tia Iaiá” (irmã do meu avô paterno, o famoso "Quinzinho" de Santo Amaro da Purificação), datado de 13 de junho de 1959. É realmente delicioso, como diz o nome! Tive que fazer umas adaptações: o vinho do Pôrto foi trocado pelo vinho tinto de mesa (porque não tinha) e, em vez do glacê, usei uma cobertura de goiaba. É a minha preferida! Se você está sem saber o que são "veios", não se preocupe. Demorei muito tempo pra entender a letra dela, nesse momento. Pedi ajuda a Flora, que também lutou pra descobrir. Então, ela sugeriu que pedisse a Luciano pra tentar. Não deu outra. Ele decifrou! A palavra é: "veios", que significa fenda, risco ou marca estriada.

Nenhum comentário:

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...