BACALHAU À GOMES DE SÁ II


Ingredientes

800 g de bacalhau demolhado

1 kg de batatas grandes

3 ovos cozidos

3 cebolas

3 dentes de alho

2 dl de azeite

1 ramo de salsa

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Azeitonas pretas


Modo de Preparo

Com antecedência, escalde as postas de bacalhau por 3 minutos, limpe-as de pele e espinhas e separe em lascas. Aqueça o leite até ferver e regue o bacalhau e deixe repousar cerca de 1 hora.

Ao mesmo tempo cozinhe as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, por mais ou menos 35 minutos, conforme o tamanho. Não deixe cozinhar demais. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em rodelas.

Descasque e corte as cebolas em meia lua ou rodela e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.

Em um pirex, coloque azeite e os ingredientes em camadas: primeiro coloque as batatas cortadas em rodela ou meia lua; depois faça uma camada de bacalhau. Polvilhe um pouco de sal (se necessário) e tempere com pimenta; e por fim uma camada da cebolada. Repita este procedimento. Leve ao forno 15 minutos, a alourar.

Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.




Este Bacalhau é baseado em algumas receitas que encontrei na Internet, além de também ter presenciado um amigo prepará-lo, o qual é cozinheiro em Portugal. Vale a pena experimentar! E olhe que eu não sou fã de bacalhau, ou melhor, não era, até morar lá. Anteriormente, eu só comia bolinho de bacalhau! Ah, confira as dicas de Adriano na sua versão do Gomes de Sá aqui no Blog. Um bom vinho tinto é um ótimo acompanhante.

Comentários

libania disse…
passei hoje pelo vosso blog e gostei mto do que vi! vou adicioná-lo aos meus favoritos; este bacalhau à Gomes de Sá assim o ditou!
eu gosto muito de cozinhar, é até a única tarefa doméstica que faço com devoção e não por obrigação, porque penso que nos permite ter uma certa criatividade, nem que seja nos pormenores da decoração dos pratos. E, para mim, cozinhar para oa outros (família e, ou, amigos)é uma demonstração do carinho que lhes temos. Parabéns para vocês.
bjs
Libânia
Valéria Franco disse…
Libania, muito obrigada! Você tem razão, cozinhar para a família ou amigos é maravilhoso! Este bacalhau mesmo, aprendi a fazer quando moramos em Portugal, o fiz várias vezes. E por incrível que pareça, foi lá que comecei a comer bacalhau! Um abraço e seja bem vinda ao nosso blog!