Bacalhau estufado com legumes


Ingredientes

4 postas de bacalhau
4 dentes de alho
2 cebolas
1 courguete
2 xuxus
1 beringela
2 cenouras
1 alho francês
sal e pimenta
tomilho fresco para decorar

Modo de preparo

Escame e lave as postas de bacalhau, depois de devidamente demolhadas; escorra. Descasque todos os legumes; corte as cebolas em meias luas, os alhos em lâminas finas e os restantes dos legumes em pedaços.

Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola e os alhos; junte todos os legumes; tempere com sal e pimenta em grão moída na altura; misture tudo, tape e estufe.

Quando os legumes estiverem tenros, junte as postas de bacalhau; polvilhe o bacalhau com um pouco de pimenta em grão moída na altura; tape e termine de cozinhar em lume lento. Decore com tomilho fresco.

A falta de tempo tem me deixado um pouco ausente, mas tenho muitas receitas para postar, frutos da minha experiência culinária aqui em Portugal. Esta é a primeira receita genuinamente portuguesa que posto aqui no blog. Foi o nosso prato da ceia de Natal, divino! Muito fácil de fazer, rápido e delicioso. E olha que eu não gostava de bacalhau... Pertence ao gastrônomo Carlos Capote e foi retirada do jornal METRO, do dia 19/12/08. Vale à pena experimentar! 

A receita foi postada na íntegra. Chuchu aqui em Portugal escreve-se com "x"; alho francês é o nosso alho-poró e courguete parece um pepino, mas não é. 

É bom ter cuidado ao juntar os legumes, colocar sempre os que demoram mais para cozinhar primeiro, como a cenoura. Pode caprichar na cebola, sempre ponho mais em receitas de bacalhau. Coloquei um pouquinho de água para cozinhá-los. Não encontramos o tomilho fresco, então usamos o desidratado e ficou ótimo.

Comentários

Adriano Caroso disse…
Eita queaté no texto a receita é "purrtuguesa". Parecebão, vou experimentar!