terça-feira, 29 de maio de 2007

PETIT GÂTEAU


Ingredientes

120 g de chocolate amargo picado
100 g de manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e cacau em pó e asse em forno pré-aquecido a 250ºC, por cerca de 7 até 10 minutos (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno. O petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro). Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.


Esta receita do Olivier Anquier rende 9 unidades. O grande segredo desta simples e sofisticada receita é o tempo que leva no forno, após seis minutos, é bom pegar um palito e ir testando se está assado por fora e mole por dentro. Outra opção é sacrificar um dos Bolinhos como prova, este é do santo.

Estou pensando em fazer variações, usar chocolate branco e/ou colocar amêndoas torradas na forminha.

9 comentários:

Gata disse...

Un Itália a chiamiamo "Tortino dal cuore morbido". Tenta at realizar também. Vivi

Gata disse...

isto é meu versão da petit gateau:

http://gatinha78.splinder.com/tag/tortini_dal_cuore_morbido

vivi

Gata disse...

@ Adriano: Eu me arraggio com faz o alto at tradutor on-line. Então alguma coisa nem Brasileira me você tem ensinado Thiago ^_*
@ Luciano: Complimenti per l'italiano perfetto.
Viviana

Gata disse...

@ Valeria: muito obrigada para sua visita in meu blog. Vivi

caravaggio disse...

buonissimo grazie

caravaggio disse...

non ti preoccupare x tuo italiano se ti và passa al mio ultimo post:pollo buon fine serttimana

caravaggio disse...

buona dias

Gata disse...

Bon dia. Vivi

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...