FRIGIDEIRA DA MAMY



Ingredientes

01 cabeça de repolha média (aproximadamente 20 cm de diâmetro)
09 ovos
01 colher de sopa cheia de farinha de trigo
200ml de leite de coco
40 camarões secos defumados tratados (sem pele, cabeça e rabo)
03 tomates grandes maduros sem sementes cortados em cubos pequenos
01 cebola grande cortada em cubos pequenos
1/2 pimentão pequeno cortado em pedaços pequenos
1/2 molhe de coentro picado
1/2 molhe de cebolinha picada
02 pimentas de cheiro novas com o talo ainda verde
02 colheres de sopa de extrato de tomate
azeite de oliva a gosto
sal a gosto
rodelas de cebola, azeitonas, flor de tomate, talos de cebolinha e coentro para decorar

Modo de Preparo

Recheio

Bata no liquidificador vinte camarões secos até que vire um pó e reserve no próprio copo do liquidificador. Corte o repolho em tiras bem finas (corte de preferência num mandolim ajustado para fatias finas). Afervente em água e sal por dez minutos após a fervura e escorra. Numa panela coloque azeite de oliva a gosto, o repolho, os tomates, as cebolas, o pimentão, o coentro e a cebolinha e os outros vinte camarões secos inteiros e o extrato de tomate. Jogue o leite de coco no copo do liquidificador com o pó do camarão, misture bem e despeje na panela. Misture bem e coloque em fogo bem baixo. Coloque as pimentas de cheiro em cima e cozinhe tampado por trinta minutos mexendo bem de vez em quando. Sempre que for mexer retire as pimentas para não estourá-las e coloque-as novamente depois. Fique de olho nelas. Se amolecerem muito retire-as e dispense. Não deixe que o talo da pimenta se solte. Após esse tempo, destampe, retire as pimentas e dispense e deixe cozinhar destampado até secar bem. Não desligue o fogo. Aí bata três claras em neve, adicione as três gemas e bata mais com uma colher de sobremesa de farinha de trigo até ficar homogêneo. Despeje na panela e misture com o recheio até cozinhar o ovo. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Massa

Bata seis claras em neve com sal. Adicione as seis gemas e bata mais um pouco. Coloque o restante da farinha de trigo e bata mais até ficar homogêneo. Despeje uma pequena quantidade no centro do fundo de um refratário retangular de aproximadamente 36 x 23cm levemente untado com óleo. Suavemente vá colocando o recheio e espalhando do centro para as extremidades tendo o cuidado de não deixar o recheio encostar nas laterais do refratário até distribuir por todo o fundo. Coloque cuidadosamente o resto do recheio distribuindo de forma proporcional por todo o recipiente. Cubra totalmente com o resto do ovo batido e leve ao forno médio pré-aquecido. Deixe quinze minutos e retire. Coloque as rodelas de cebola com uma azeitona no centro de cada uma e volte ao forno por mais trinta minutos. Aumente o forno até dourar. Retire, espere esfriar um pouco e decore com as flores de tomate, os talos de coentro e cebolinha. Sirva com arroz branco.

Rendimento: 06 porções

Obs: Como o camarão seco já é salgado, tenha cuidado com o sal. Antes de colocá-lo prove primeiro evitando salgar o prato.

Comentários

Valéria Franco disse…
Cunhadinho, fiz uma frigideira e ficou muito boa, foi a minha primeira frigideira!! rs Melhor seria se aqui tivéssemos camarão seco, mas não temos. Então, a solução vai ser você ou D. Lurdinha fazer uma pra esperar a gente chegar!! Por enquanto, vou variando os recheios por aqui... Obrigada pelas receitas, estão sendo super úteis!! Beijos
Anônimo disse…
Luciano. Gostei bastante de seu blog. Aí vai minha receita de xixim de galinha com leite de côco. Bata no liquidificador uma GARRAFA 250 ML DE LEITE DE COCO 150 grms de camarão seco QUATRO TOMATES bem maduros e 1 cebola e 3 dentes de alho e um pedaço de gengibre. Frite no azeite dende 4 coxas com 4 sobrecoxas limpas no limão acrescente camarões secos inteiros, cebola fatiada e depois o molho batido no liquidificador. Deixe ferver. No final polvilhe coentro e sirva com arros branco. Fábio (fac6542@yahoo.com.br)
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.