BACALHAU CASANOVA


Depois que entrei no universo dos blogs fiz muitos novos amigos. Um deles foi a portuguesa Ana Casanova. Conversando com ela no MSN o assunto acabou descambando para o lado de comida. Natural, sou um apaixonado por cozinha e pelo visto, ela também gosta muito. E, sendo de terras lusitanas, ela me falou de um bacalhau(não sei porque, logo bacalhau?) e disse mais ou menos como era o seu preparo. Depois, por e-mail, tirei algumas dúvidas e resolvi por em prática. É claro que inventei um bocado de coisas e acabei mesmo fazendo da minha maneira. Por isso, dei um novo nome ao prato e, como não poderia deixar de ser, homenageei a "musa" inspiradora do meu "poema" gastronômico. Os convidados do jantar elogiaram muito. Também, pelo preço que estavam pagando!

Ingredientes

1 1/2 meio de bacalhau
leite o qaunto baste
08 batatas novas (pequenas e com casca fina)
12 dentes de alho bem picados
01 cebola grande cortada em tiras bem finas
02 tomates grandes cortados em rodelas bem finas
01 pimentão pequeno cortado em tiras bem finas
Azeitonas
03 ovos cozidos
Azeite de oliva a vontade

Modo de Preparo

Deixe o bacalhau de molho na água. Troque a água a cada duas horas e vá monitorando o sal do bacalhau. Quando já estiver quase no ponto do sal, ponha o bacalhau de molho no leite com o alho picado, até cobrí-lo completamente. Deixe por mais três horas.
Coloque as batatas com casca(lavadas) para aferventar. Deixe ferver por dois minutos apenas e desligue o fogo. Deixe as batatas dentro da água quente até a hora de usá-las.
Num refratário, coloque azeite de oliva a vontade distribuindo por todo o fundo. Tire o bacalhau do leite sem se preocupar em escorrer. Deixe o excesso ir junto. Vá arrumando as postas e as batatas. Depois coe o leite para aproveitar o alho picado que deve ser distribuído por cima das postas e das batatas. Em seguida, distribua por cima o tomate, a cebola e o pimentão. Leve ao forno médio pré-aquecido por trinta minutos. Quando retirar coloque azeitonas a gosto e os ovos cozidos cortados em rodelas.

Rendimento: 06 pessoas

Uma boa opção de acompanhamento para este prato é arroz com brócolis refogado no alho

Comentários