FILÉ COSTALLAT


Poucas coisas nesta vida me fascinam tanto como os prazeres da boa mesa, uma delas é viajar e conhecer novos amigos. Foi isto que aconteceu este final de semana quando estive em Campinas-SP conhecendo a família de Laura, esposa do meu sobrinho Léo. Pessoas maravilhosas que me acolheram como se eu fosse da família. Como não agradecer publicamente a tão calorosa recepção que tive de Sr Vicente (pai), Vicentinho (irmão), Sr Renato (avô) e a impagável Tia Carminha (mãe). Achei que esta seria uma boa maneira de fazê-lo, dando ao prato que preparei lá, o nome de tão generosa família. Pelo que pude observar, eles gostaram muito, haja a vista que não sobrou um único pedaço sequer.

A coisa toda aconteceu porque, Tia Carminha, mesmo antes de me conhecer, preparou um maravilhoso festival de massas no sábado dia 03 de maio a pretexto de comemorar o ainda vindouro aniversário de Laura, que é dia 09, e o meu que foi no dia 02. Convidou toda a família, muito numerosa por sinal, e um monte de amigos, para saborear as massas com oito tipos de molhos diferentes, todos muito bons vale salientar. Quando eu ainda estava em São Paulo, e não a conhecia pessoalmente, por telefone ela me intimou a preparar um dos molhos, o de camarão. Eu, ousado que sou, aceitei o desafio e, mesmo sobre os protestos veementes da Tia, ignorei seu livro de receitas e fiz um molho de minha própria criação, o Mona de Versailles. Modéstia à parte, foi sucesso absoluto.

O filé que ora segue a receita, nada mais é que uma carne ao molho de mostarda, preparada sem maiores requintes, mas com muito carinho e amor.

Ingredientes

Carne

01 lâmina de filé mignon cortada em medalhões (dispense o cordão e a aba)
03 dentes de alho amassados
Pimenta do reino preta a gosto
Sal a gosto

Molho
02 colheres de sopa de manteiga
01 colher de sopa cheia de farinha de trigo
400ml de leite (aproximadamente)
100ml de creme de leite fresco (aproximadamente)
02 cálices de vinho branco seco
06 colheres de sopa cheias de mostarda amarela
1/2 cebola picada em cubos bem pequenos
noz moscada em pó a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo

Tempere os medalhões com sal, pimenta do reino e o alho, deixando no tempero por 20min. Frite os medalhões em óleo quente ao ponto de sua preferência. Reserve-os juntamente com o caldo que irá escorrer no prato onde os medalhões forem acondicionados após a fritura.

Numa panela derreta a manteiga e doure levemente a cebola picada, adicione a farinha de trigo e mexa bem. Vá adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo em fogo baixo até que a farinha dissolva completamente. Em seguida adicione o creme de leite, o vinho, a noz moscada, a mostarda e o sal. Mexa até entrar em fervura.

Num refratário, acondicione os medalhões jogando por cima o caldo da carne. Cubra com o molho e leve ao forno baixo pré-aquecido por 05min.

Obs: A quantidade de leite e do creme de leite pode variar de acordo com o gosto de cada um. Quem preferir um molho mais espesso usa uma menor quantidade. Se preferir tirar a cebola, coe o molho após a fervura.

Comentários

Unknown disse…
estava eu a comer agua e mexendo no meu celular. Entao entrei no google e procurei pelo nome leonardo freitas... Nada sobre quem vos escreve foi encontrado. Entao sob forte influencia de um vinho chileno maravilhoso 2005 vista mar cabernet savignon "q acredite 9.90 reais em uma padaria de suburbio" procurei laura gostallar... No ranking 3 apareceu filet costallat... E aqui estou. Titio filet da porra... Opiniao geral