Arrumadinho da "Mi"




Ingredientes:

300g de carne de fumeiro (de preferência, comprada na feira de Santo Amaro da Purificação!)
200g de carne de sertão
3 calabresas (josefina)
Farinha (também indico uma boa farinha, da mesma feira de Santo Amaro)
300g de feijão fradinho
Manteiga e óleo para fritar
Sal a gosto
2 cebolas
4 tomates
1 pimentão
Coentro e cebolinha

Modo de preparo:

Feijão: Lave o feijão em água corrente e leve ao fogo com água e sal até que esteja cozido. Retire do fogo. (Em panela de pressão leva aproximadamente 10 minutos. Não deixe amolecer muito).

Salada: Pique em cubinhos pequenos a cebola, o tomate, o pimentão, coentro e a cebolinha. Em um recipiente à parte misture vinagre, um pouco de água, sal, uma pitadinha de açúcar e junte às hortaliças picadas.

Carne de fumeiro/calabresa/carne de sertão: Corte tudo em quadradinhos, coloque cebola picada em óleo e manteiga numa frigideira e frite-as. Reserve a gordura que sobrar.

Farofa: Acrescente um pouco mais de gordura à que restou da fritura da carne (de preferência manteiga), pique cebola bem pequenininha, deixando dourar. Acrescente sal, a farinha, reduza o fogo e vá mexendo até que fique bem crocante.

Montagem:

Em um pirex coloque nesta ordem:
1) Farofa
2) Feijão escorrido (mas não totalmente, deixe que fique meio úmido)
3) Carne
4) Salada

Este forma de fazer arrumadinho nos foi ensinada por Mírian, esposa de Albérgio, os dois amigos pernambucanos muitos queridos. Mírian faz sucesso com este prato na Bahia e em Pernambuco! (Quem sabe, por todo o Nordeste?!) Tive a oportunidade de conhecê-la, bem como sua versão de arrumadinho, em julho de 2007, quando veio à nossa terra. Neste dia, Luciano montou o prato sob as suas instruções. Ela também se responsabilizou pelo feitura da salada com o molho que é um diferencial em relação às formas baianas de fazer vinagrete. Pelo menos as que conheço. Anteontem (09/01/08), fiz para receber minha amiga Heike e seus amigos, além de Jorge Farofa, amigo de Luciano. Novamente, foi um show!!

Obs: A parte das carnes pode ser variada; somente carne de sertão, ou carne-do-sol, ou fumeiro, dependendo da disponibilidade dos ingredientes e do gosto de cada um.

Comentários

Adriano Caroso disse…
Acabo de vir de um rodízio na Sal e Brasa e me deparo com esta maravilha. Acredite se quiser, a boca aguou. Da próxima vez vê se me convida!

Beijos!
Unknown disse…
Olá, você sabe onde acho a Carne de Fumeiro em São Paulo ??? Estou maluco atras dessa carne.

abraços