PÃOZINHO DE BATATA


Ingredientes

01 pacote de fermento em pó de 11g (Fermix)
4 ½ colheres de sopa rasas de açúcar
¼ de xícara de água morna
300g de batata
01 colher de sobremesa de sal
50g de manteiga(01 colher de sopa cheia +ou-)
300ml de leite
400g de farinha de trigo
02 ovos inteiros
queijo parmesão ralado

Mode de Preparo

Numa vasilha plástica descartável de ½ k coloque o fermento, 02 colheres de sopas rasas de farinha de trigo e ½ colher de sopa de açúcar, misture bem, tampe e reserve. Corte as batatas em rodelas finas e cozinhe bem. No liquidificador coloque o sal, o resto do açúcar e a batata bem quente. Por cima jogue a manteiga e o leite e bata por aproximadamente 3min e deixe descansar e esfriar(obs: não coloque nem o leite nem a manteiga gelados).
Enquanto isso, na vasilha do fermento, adicione aos poucos o ¼ de xícara de água morna, vá misturando até ficar homogêneo. Tampe e deixe fermentando.
Na mistura do liquidificador, coloque os ovos e volte a bater por mais 1min.
Quando o fermento subir até a tampa da vasilha, despeje a mistura do liquidificador numa bacia, adicione o fermento e misture bem. Vá colocando aos poucos a farinha de trigo e batendo com uma colher até a massa fazer bolhas. Cubra e deixe descansar por 30min.
Usando uma colher, coloque a massa em forminhas bem untadas com manteiga até um pouco acima do meio para não transbordar. Asse em forno médio até os pães começarem a ficar levemente corados. Desenforme, passe manteiga em cima de cada pão e polvilhe o queijo ralado.

ATENÇÃO: Não abra o forno enquanto os pães estiverem assando e não estiverem coradinhos. Por ser muito mole, esta massa não deve ser assada sem formas, pois irá se espalhar de forma irregular fazendo pães finos e feios sem a maciez e leveza peculiares à receita.

Este pão é uma delícia. Macio, derrete na boca. Receita de Mame Blue que muito me bati para realizar a contento, mesmo seguindo rigorosamente todos os passos. Por isso, caso não acerte da primeira vez, insista. Eu garanto, vale a pena!

Comentários

Anônimo disse…
Este pão é doce? Esta receita interessa-me. Eu tentarei do
tradurla em ordem bem. Obrigada. Vivi
Adriano Carôso disse…
Não´o pão é salgado, mas vale tentar!