domingo, 15 de abril de 2007

ENSOPADINHO DE RINS


Ingredientes

02 rins bovinos
01 tomate
½ cebola
¼ de pimentão
02 talos de cebolinha (use até a parte branca, dispensando apenas as raízes)
01 punhado de coentro
Tempero pronto a gosto
Azeite de oliva à vontade

Modo de Preparo

Limpe bem os rins, retirando o sebo e as glândulas urinárias. Lave em água corrente e deixe de molho por 1h na água com bastante vinagre. Escorra e lave novamente com água e vinagre. Escorra até secar bem. Tempere com o tempero pronto a gosto e deixe numa vasilha tampada por 1h fora da geladeira. Escorra bem novamente e dispense o caldo.

Numa frigideira pequena, coloque o azeite de oliva para esquentar e vá fritando os rins cuidadosamente de dois em dois pedaços. Numa vasilha à parte, coloque uma peneira de metal e vá colocando os rins já fritos, de modo que não perca o caldo que eles escorrerão. A cada par de rins frito, retire com uma colher o bagaço que ele vai soltando na frigideira, escorra e misture com o caldo escorrido após a fritura. Se necessário, vá adicionando mais azeite de oliva para a fritura. Depois que todos os pedaços estiverem fritos, coloque mais um pouco de azeite na mesma frigideira. Deixe esquentar e frite bem o tomate, a cebola, o pimentão, o coentro e a cebolinha bem picados. Jogue o caldo da fritura reservado, abaixe bem o fogo e deixe os temperos cozinharem até ficarem moles. Adicione os rins para esquentar levemente e sirva.
Rendimento: 02 pessoas

Obs: Os rins devem ser bem limpos e os processos de lavagem e molho no vinagre, seguidos à risca. Caso o cheiro durante a fritura seja desagradável, é sinal que não estão limpos o suficiente e devem ser descartados.

Caso você não tenha uma peneira de metal, coloque uma vasilha com um calço para ficar inclinada. Após fritar os rins, ponha-os na parte mais alta e deixe que o caldo escorra para baixo. Depois é só separá-los.

O SABOR DA INFÂNCIA

Eu cresci sentindo sabores maravilhosos de comidas caseiras feitas por Mame Blue. Esta receita é uma delas. Algumas publicarei aqui, outras guardarei o segredo para filhos e netos.

6 comentários:

Iaci disse...

Experimentarei esta receita. Foi a que melhor explica como fazer a limpeza dos rins. Parabéns!

fatima silva disse...

Ola, sou fatima, gosto realmente de rim bovino, mas nao sabia desse processo de limpeza colocado no vinagre e q devemos deixar por um determinado tempo na espera. Foi muito interessante !!!Obrigado!!!!!

Anônimo disse...

Nossa não sabia q. o vinagre leite era bom p tirar o cheiro! hj vou fazer achei interessante foi bom pesquisar o google.

Anônimo disse...

12:45 de Agosto de 2013
Vivendo e aprendendo com a ajuda do Google: Fico mto agradecida de aprender a deixar os rins bovino ou suino de molho no vinagre, p/ tirar o odor de urina.

cacfelix disse...

Preparei, seguindo suas orientações, e surpreendi meu marido e a mim mesma! Muito obrigada!

Valéria Franco disse...

Que bom gostaram da receita. Obrigada! Abraços a todos.

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...