CATADO DE SURURU

Ingredientes

01 kg de sururu catado
01 colher de sopa de pó de camarão seco
01 colher de sopa de pó de castanha assada
01 colher de sopa de pó de amendoin assado
01 colher de sopa de extrato de tomate
02 tomates grandes
01 cebolas grandes
01 pimentas de cheiro(nova e com talo verde)
½ pimentão
01 limão
½ molhe de cebolinha
½ molhe de coentro
200ml de leite de côco
Sal a gosto
Pimenta do reino com cominho a gosto

Modo de Preparo

Numa panela coloque o sururu a cebola, o tomate, o pimentão, a cebolinha cortados em pedaços pequenos e o coentro picado e misture-os. Coloque o tempero preparado com alho, sal e pimenta do reino com cominho a gosto. Adicione suco de um limão sem caroço e o extrato de tomate. Polvilhe o pó de camarão, castanha e amendoim. Despeje por cima de tudo o leite de coco. Por cima, coloque a pimenta de cheiro. Leve tampado ao fogo bem baixo e deixe cozinhar por aproximadamente 20mim.
Durante o cozimento observe a pimenta. Caso ela cozinhe muito e amoleça demais, retira-a para não esbagaçar dentro da panela e o prato não ficar demasiadamente picante.


Rendimento aproximado: 05 pessoas

Dica: Na Bahia costumamos diferenciar os pratos em Moqueca ou Ensopado. São basicamente a mesma coisa só que na moqueca substitui-se o extrato de tomate pelo azeite de dendê. Portanto, qualquer que seja o peixe ou marisco, é só fazer esta variação que você terá ou uma moqueca ou um ensopado. Na receita acima, o catado é um ensopado.

Comentários

Anônimo disse…
A receita tem boa pinta! rs

Sou baiano, moro em Barcelona, encontrei azete de dendê numa loja de importados e resolvi me arriscar... vou ver se funciona! Depois posto aqui dizendo o resultado!

Abraço!