domingo, 15 de abril de 2007

ESPAGUETE AO PESTO DE BRÓCOLIS

ATÉ QUE ENFIM!


Convidado para postar aqui desde o início do Blog por meus amados irmão e cunhada, só agora consegui chegar de corpo e cabeça para me desincumbir de tal e deliciosa responsabilidade.
Fiquei pensando durante um bom tempo por onde iria começar e terminei decidindo por uma receita que nunca testei, apostando, no escuro, no bom gosto e amor pela gastronomia que uma grande amiga paulista - que foi quem me deu a dita - nutre no seu coração. Receita vinda dela não tem me dado desgosto ainda que me devaste os bolsos, mas isso é outra história que não cabe contar aqui.

Como amo espaguete, são os segredos de um deles que ora transcrevo.

Ingredientes

1 brócolis de aproximadamente 450g (utilizar só as flores)
1/2 xíc. (chá) de piñoli
1 col. (chá) de alho amassado
1/2 xíc. (chá) de queijo parmesão ralado
1/3 de xíc. (chá) de azeite de oliva extravirgem
sal a gosto
1 pacote (500g) de espaguete de grão duro
5 litros de água
sal e um fio de azeite para cozinhar a massa
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

Cozinhe o brócolis em panela com água fervente e sal por cerca de 5 minutos. Reserve 1/4 de xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e coloque em uma bacia com água fria e gelo por 5 minutos e escorra novamente (choque térmico, para deixar crocante). Numa frigideira antiaderente, doure os piñoli com o alho e azeite usando fogo moderado e mexendo sempre. Num liquidificador ou processador bata o brócolis cozido, os piñoli com o alho, a água do cozimento reservada, o queijo parmesão e o azeite de oliva até obter um creme. Cozinhe a massa al dente em uma panela com 5litros de água, sal e um fio de azeite. Escorra e incorpore o molho. Finalize com a pimenta-do-reino e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...