MOQUECA DE POLVO E CAMARÃO















Ingredientes


01 kg de polvo
01 kg de camarão fresco tratado
03 tomates grandes
02 cebolas grandes
02 pimentas de cheiro (novas e com talo verde)
½ pimentão
02 limões (01 para lavar e um para adicionar o suco)
½ molhe de cebolinha
½ molhe de coentro
200 ml de leite de côco
Azeite de dendê a gosto
03 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta do reino com cominho a gosto

Modo de Preparo

Lave o polvo com água corrente e escorra bem. Coloque numa panela com uma cebola inteira, sem descascá-la, e adicione o azeite de oliva. Cozinhe com a panela tampada, ao fogo bem baixo até a cebola estar bem mole, quase esbagaçando. Neste momento o polvo também estará na textura ideal. Retire a cebola, descasque, corte em pedaços e reserve. Escorra o polvo reservando o caldo que ele soltou. Corte-o em pedaços e reserve. Lave o camarão com 01 limão e escorra. Tempere-o com a mistura de um dente de alho amassado com sal a gosto e uma pitada da pimenta do reino com cominho. Deixe no tempero por 10 minutos. Coloque o camarão no azeite de oliva, já quente, em fogo brando, e deixe que o camarão solte sua água até estar cozido. Tire o camarão com uma escumadeira, reservando o caldo. Corte a cebola, o tomate, o pimentão e a cebolinha em pedaços e misturando tudo e adicionando a cebola que cozinhou no polvo. Numa caçarola coloque os temperos cortados, o caldo do camarão e o caldo do polvo Adicione suco de um limão sem caroço e o leite de coco. Por cima, coloque as pimentas de cheiro. Leve tampado ao fogo bem baixo.
Quando os temperos estiverem quase cozidos, adicione o coentro picado, o polvo e o azeite de dendê, deixando cozinhar por mais uns dois minutos. Coloque o camarão só para aquecer. Durante o cozimento observe as pimentas. Caso elas cozinhem muito e amoleçam demais, retira-as para não esbagaçarem dentro da panela e o prato não ficar demasiadamente picante.


Rendimento aproximado: 06 pessoas

A foto que ilustra esta receita, foi tirada em 18/02/2007, domingo de
carnaval. Fiz para reanimar as energias de Sandra, Carol e Bel, amigas paulistas
que curtiam a folia em Salvador.

Comentários

Valéria Franco disse…
Já fiz essa moqueca aqui em Portugal 2 vezes. Uma foi pra teste, pois iríamos receber um casal de amigos portugueses pra jantar e não queríamos que desse nada errado, já que nunca tínhamos testado essa receita. Não que precisasse de ser testada, pois vem do meu cunhado Adriano Carôso!! Mas porque aqui temos marcas de ingredientes desconhecidas, dentre outros detalhes. Pois, essa moqueca fez sucesso aqui no jantar, eles adoraram!!! E pra sobremesa, foi servido um espumone, que também foi aplaudido!!