sexta-feira, 30 de março de 2007

BACALHAU NA COUVE OU BACALHAU A MONOSA


Ingredientes

2kg de bacalhau
03 cebolas grandes
02 tomates grandes
01 pimentão verde
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
200 ml de leite de côco
Azeite de oliva a vontade
01 molhe de couve com folhas novas e grandes

Modo de Preparo

Deixe o bacalhau de molho em água gelada. Troque a água a cada duas horas. Repita o processo até o bacalhau estar n0 ponto de sal da sua preferência. Coloque-o num escorredor e joga água fervente em cima e deixe escorrer bem. Lave as folhas da couve em água corrente e deixe de molhe numa bacia com água e uma colher de sopa de água sanitária por 05 minutos. Lave com água corrente abundante novamente e escorra bem. Corte as cebolas, os pimentões e os tomates em rodelas grandes e relativamente grossas, meio centímetro aproximadamente. Forre o fundo de uma caçarola de barro(este prato é aconselhável para ser feito em panela de barro) com algumas rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva. Forre toda a caçarola com as folhas da couve deixando que elas excedam além das bordas. Arrume o prato colocando os pedaços de bacalhau, as rodelas de pimentão, tomates e cebolas intercaladamente. Regue com azeite de oliva a vontade. Despeje o leite de côco por sobre todo o prato. Em seguida dobre os excessos das folhas de couve para dentro cobrindo todo o prato, conforme ilustração da foto. Cozinhe em fogo bem baixo até que as folhas da couve em cima estejam cozidas. Lembre-se, o barro retém o calor com muita facilidade, por isso o fogo deve ser muito baixo mesmo, para evitar pegar no fundo. Rode o botão do fogão no sentido de desligar o fogo até que ele diminua e fique bem baixinho.

Este prato é ideal para ser acompanhado com arroz de brócolis e batatas gratinadas. Mas isto já são outras receitas. Depois eu as publico. Ele é uma adptação minha para uma receita sugerida por Adolfo, querido amigo, colega de curso de culinária, apelidado por mim de Monosa, a mona idosa. Um beijo Adolfo!!!

Um comentário:

Adriano Carôso disse...

Este foi o meu cardápio da sexta-feira santa. Uma jóia preciosa. Minha filha Júlia comeu até cansar!!!

Vitamina Protéica de chocolate com café granulado

Ingredientes 300 ml de água e gelo 20 g de Whey Protein Isolado 1 colher (café) de café solúvel granulado 1 banana (75g) 1 Colher (...