Granola caseira



Ingredientes

3 xícaras de flocos integrais de aveia
1 xícara de castanhas do Pará, de caju e nozes em pedaços
1 xícara de tapioca
1 xícara de gergelim preto e branco
1 xícara de coco ralado fresco
1 xícara de uva passa
1 xícara de damasco picado
1 xícara de pera picada
½ xícara de amêndoas laminadas
½ xícara de amendoim natural sem casca
½ xícara de amaranto em flocos
2 colheres (sopa) chia
2 colheres (sopa) semente de linhaça dourada
3 colheres (sopa) açúcar mascavo
3 colheres (sopa) mel
3 colheres (sopa) óleo de coco
Canela em pó e sal a gosto


Modo de preparo

Inicialmente, em uma assadeira grande, espalhe os flocos de aveia e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos a 180°, apenas para dourar um pouco (essa parte é opcional, mas deixa com um sabor mais gostoso). Misture numa vasilha grande todos os ingredientes secos, com exceção do sal, açúcar, passas, coco e frutas secas. À parte, junte os ingredientes líquidos com o sal e misture aos ingredientes secos, mexendo muito bem, para umedecer. Se a mistura estiver um pouco seca pode-se acrescentar um pouco mais de óleo de coco.

Espalhe a mistura numa assadeira grande e leve ao forno pré-aquecido, durante 15 a 20 minutos, mexendo cada 5 minutos. Se achar que tem muita aveia seca nos cantos, pode colocar um pouco mais de óleo e misturar bem. As uvas passas e o coco ralado devem ser misturados à granola nos últimos 5 minutos antes de tirá-la do forno.

Retire a assadeira do forno assim que perceber que a granola já está crocante e dourada por igual. Somente agora, coloque as demais frutas secas picadas. Misture bem e deixe esfriar. A granola sai do forno ainda amolecida e, quando esfria, se torna bem crocante. Após esfriar totalmente, armazene-a em frascos de vidro bem fechados.

Dicas:
  •     Não coloque as frutas secas ao forno pois elas ficam duras.
  • Se preferir pedaços maiores de granola, acrescente mais mel, pois o açúcar faz com que os ingredientes grudem mais uns nos outros. Outra dica para pedaços maiores, é não mexer a granola assim que ela sai do forno.
  • Quando for fazer substituições não esqueça de manter a proporção seco para líquido. Também não se esqueça de considerar que alguns ingredientes são mais doces que outros.
  • Caso, com o tempo, sua granola fique amolecida, coloque-a de novo numa assadeira e leve ao forno quente por cerca de 5 minutos. Ao esfriar, ela estará crocante novamente!



Antes de preparar minha granola, pesquisei em alguns sites e isso foi muito útil para que eu criasse a minha própria receita. E o mais interessante, é que a cada vez que preparo ela nunca sai igual à anterior, creio que sempre melhor! Quando algum ingrediente está em falta, substituo ou então incluo algo novo. Enfim, a granola vai ficando cada vez mais ao meu gosto. Adoro colocar no iogurte ou no açaí! Experimente fazer a sua!!
                Alguns dos blogs estão listados abaixo:

                1) Blog da Mimis -  http://blogdamimis.com.br/2017/02/14/como-fazer-granola-caseira/

                2) Herbivoraz - http://www.herbi-voraz.com/como-fazer-granola-caseira-receita/

                3) Dicas de Mulher - https://www.dicasdemulher.com.br/granola/

Comentários