Iogurte caseiro





Ingredientes

1 litro de leite integral UHT Longa Vida (o da caixinha)
1 copinho de iogurte integral de 170g
4 colheres de sopa de leite em pó integral

Modo de preparo

Dissolva o leite em pó no leite líquido e leve ao fogo numa panela para aquecer bem, sem deixar ferver. A temperatura ideal é quando você coloca o dedo e ele está bem quente, mas não queima sua pele. (Como não tenho termômetro, fiz essa prova e deu certo. Para tal, retirei um pouco com uma colher e fiz o teste fora da panela). Em seguida, coloque o leite em um frasco já limpo e seco e adicione o iogurte. Misture bem, até o iogurte se dissolver completamente no leite. Tampe o frasco e deixe descansar por cerca de 8 horas. Cubra o frasco com toalhas de prato limpas e secas, a fim de manter a temperatura por mais tempo e deixe repousar em local fechado. Durante este período, o frasco não deverá ser tocado, pois isso pode prejudicar a formação do iogurte. Após este tempo, o iogurte está pronto para ser colocado na geladeira e, depois, consumido. 


Há umas semanas, minha enteada, Flora, fez uma receita de iogurte aqui em casa e eu gostei muito! Só preferia que fosse um pouco mais denso do que o dela. Então, pedi a receita da minha irmã, Sara, que cozinha muito bem e tem costume de fazer iogurte! Por sinal, ela e o esposo dela têm um blog bem legal: Um casal na cozinha. Ela me deu este toque de acrescentar um pouco de leite em pó ao leite longa vida e ficou ótimo, com a consistência semelhante a um iogurte grego! (Amo!!) Mas, você pode usar o leite e iogurte que preferir e que puder: desnatado, semidesnatado, sem lactose, etc. Eu usei somente 1L de leite, pois é a quantidade ideal para nossa casa, mas encontrei informação em um blog, que citava até 4L de leite por copo de iogurte (Ver blog). Formou-se um pouco de soro acima do iogurte, o que retirei e joguei fora. Entretanto, este soro poderia ser aproveitado (dê uma  pesquisada, caso haja interesse). Utilizei o mesmo frasco que Flora havia usado, que é um de vidro, básico para mantimentos (ver na foto), e deixei-o guardado dentro de um armário, que não é aberto com frequência, enrolado com as toalhas de prato e, por fora, com uma manta grossa. Fiz o iogurte durante a noite e pela manhã, ainda guardava uma certa temperatura. Para fazer o próximo iogurte, você pode usar este que você preparou como base, caso sobre. Não foi o meu caso, hoje pela manhã eu "detonei" o restante, com geleia de morango e cereja, feita pelo meu cunhado, com granola por cima. Hummm... Simplesmente, maravilhoso!! Espero que gostem!

Comentários

Valéria Franco disse…
Ah, o que tenho feito ultimamente ao preparar este iogurte, é que após fazer a mistura com o iogurte, em primeiro lugar eu estou separando já um copinho de iogurte limpo e seco (pode ser o que você utilizou) e pondo uma porção que será utilizada como base para as próximas receitas. Faça o seu e utilize granola, frutas, geleias, aveia, o que você curtir!